Desafiando as normas locais e criticando os abusos de poder no país, “Crônicas do Irã” estreia nos cinemas brasileiros no dia 30 de maio.
“O que nós queremos com o filme é estimular os espectadores a buscarem poder em suas próprias vidas e lutarem por suas próprias individualidades e autonomia mesmo que estejam diante de uma opressão”. Foi assim que os diretores Ali Asgari e Alireza Khatami descreveram oficialmente o objetivo de seu novo filme, “Crônicas do Irã”, que chega ao Brasil no dia 30 de maio, com distribuição da Imovision.
O filme, que encontrou diversas dificuldades de produção e viabilidade em seu país de origem, o Irã, traz justamente uma visão crítica e pertinente sobre os abusos de autoridade e poder presentes no país. Por estes motivos, os diretores resolveram viabilizar o longa com recursos próprios, e através de um financiamento próprio e ajuda de amigos, gravaram o filme em apenas 7 dias.
Na obra, temos o destaque voltado para nove personagens, com histórias, idades e bagagens completamente distintas, que vivem diferentes formas de injustiça social, desde não poder escolher o nome de seu próprio filho até precisar justificar as tatuagens feitas em seu próprio corpo.
“Crônicas do Irã” fez parte da seleção oficial da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, e foi exibido pela primeira vez no Brasil durante o Festival do Rio, em 2023. Inspirado pelas ideias de Michel Foucault a respeito dos conceitos de biopolítica e biopoder, Asgari e Khatami buscam explorar as dinâmicas de poder presentes na sociedade iraniana contemporânea. Através do filme, os diretores criticam como regimes totalitários controlam os aspectos individuais da vida das pessoas, como seus corpos, sexualidades e identidades.
Não perca este grande lançamento nos cinemas! Em cartaz a partir de 30 de maio.
GARANTA JÁ O SEU INGRESSO