Verão

No verão de 1981, o rock underground chegava na Rússia Soviética, mais precisamente em Leningrado, onde hoje localiza-se a cidade de St. Petersburg. Sob a influência de artistas internacionais, como Led Zeppelin e David Bowie, o rock vibrava na cidade, marcando o nascimento de uma nova geração de artistas independentes. O jovem Viktor Tsoi (Teo Yoo) ganhou fama internacional e tornou-se o primeiro grande representante russo do gênero. Além da música, ele também ficou conhecido pelas polêmicas relacionadas a sua vida pessoal, como o triângulo amoroso que viveu junto com o seu mentor musical, Mike, e a esposa dele, Natasha.

Continuar lendo

Afterimage

O grande diretor polonês Andrzej Wajda retorna com este apaixonante filme biográfico sobre o artista vanguardista Wladyslaw Strzeminski, que superou todas as dificuldades impostas pelas suas deficiências físicas – ele não possuía uma perna e um braço – e também o ódio, a indiferença e a crueldade dispensados pelas autoridades de seu país para se tornar um dos artistas mais reverenciados do século vinte, uma verdadeira força da natureza que batalhou com todas as forças para construir seu progressista e genial programa artístico.

Continuar lendo

Neruda

Chile, 1948. A chamada Lei Maldita do governo de Gabriel González Videla está a todo vapor para prender os militantes comunistas. Entre eles, o poeta Prêmio Nobel, Pablo Neruda (Luis Gnecco), que começa a ser perseguido incansavelmente pelo inspetor Óscar Peluchonneau (Gael Garcia Bernal).

Continuar lendo

Pasolini

Um dia, uma vida. Roma, 02 de novembro de 1975. O grande poeta italiano e cineasta Pier Paolo Pasolini é assassinado.
Pasolini é o símbolo de uma arte que luta contra o poder. Seus escritos são escandalosos, seus filmes são perseguidos pela censura, muitas pessoas o amam e muitos odeiam.
No dia de sua morte, Pasolini passa suas últimas horas com sua amada mãe e mais tarde, com os seus amigos mais queridos, antes de finalmente sair para a noite em seu Alfa Romeo em busca de aventura na Cidade Eterna. Ao amanhecer, Pasolini é encontrado morto em uma praia em Ostia, na periferia da cidade. Em um sonho de cinema visionário, uma mistura de realidade e imaginação, Abel Ferrara reconstrói o último dia na vida deste grande poeta com o frequente colaborador Willem Dafoe, que vive Pier Paolo Pasolini.

Continuar lendo

Florbela

Portugal, 1920. A poetisa portuguesa Florbela Espanca é uma mulher à frente de seu tempo, que se sente entediada e inquieta presa a um casamento tradicional. Quando seu irmão, a chama para Lisboa, ela foge para juntar-se a ele e logo se joga no ritmo frenético da capital. Porém, após uma tragédia, Florbela vê seu mundo desmoronar. Só uma coisa pode salvá-la: escrever.

Continuar lendo
Fechar Menu